logo-nova
Pesquisar
Close this search box.

Conheça alguns dos principais componentes de um caminhão

Conheça alguns dos principais componentes de um caminhão neste artigo que a Jocan preparou para explorar cinco elementos cruciais no desempenho, na segurança e na eficiência desses veículos. Continue lendo para aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento interno dessas poderosas máquinas, começando pela peça central que impulsiona todo o conjunto: o motor.

Motor

Não existe caminhão algum que funcione bem sem que o seu motor esteja em perfeito estado. Popularmente conhecido como o coração do caminhão, o motor desempenha função vital para o veículo, sendo o responsável por fornecer a potência necessária para que o mesmo se movimente.

É essencial que você esteja sempre atento à manutenção do motor do seu caminhão e sempre escolha as melhores peças para ele, principalmente porque isso pode garantir que seu veículo tenha um desempenho melhor com um consumo de combustível menor.

Transmissão

É através da transmissão que é controlado o sistema que transfere a potência do motor para as rodas do caminhão. Existem diferentes tipos de transmissão, sendo que a manual e a automática são as mais comuns em caminhões, e apresentam desempenho diferente em termos de controle e eficiência.

Além disso, a transmissão também tem a função de regular o torque, isso significa que ela determina a força que vai para as rodas através da seleção das marchas.

Freios

Os freios são outro componente extremamente necessário em um caminhão, principalmente quando o assunto é segurança, uma vez que são eles que garantem a desaceleração e parada estável de qualquer veículo. 

Existem diversos tipos de freios, alguns exemplos são os freios a disco, os freios a tambor, entre outros. Os sistemas mais modernos incluem freios a ar comprimido, os quais são mais eficazes para veículos pesados como os caminhões. Mas não é só isso, o sistema de travagem antibloqueio, mais conhecido como freio ABS, ainda ajuda a evitar o travamento das rodas durante frenagens bruscas, assim o veículo não entra em derrapagem e não fica sem aderência à pista.

Chassi

O chassi é a estrutura central de um caminhão, projetada para suportar o peso das cargas e garantir a estabilidade do veículo. Um chassi resistente e bem construído é de extrema importância na garantia da segurança do veículo, de sua integridade estrutural e de sua estabilidade, bem como sua durabilidade.

Um chassi pode ser composto de aço, alumínio ou qualquer outro material que seja rígido e que suporte as cargas pesadas.

Mancal

Outra parte extremamente necessária para um caminhão é a peça mancal, você também pode encontrar essa peça com outros nomes e termos, como base de rolamento ou bug, mas isso depende da região.

Essa peça é tão importante que desempenha múltiplas funções, são elas: apoiar o feixe de mola, distribuir o peso da corda e alinhar o eixo traseiro. E para o seu caminhão funcionar adequadamente é necessário que essa peça esteja sempre com a sua manutenção em dia, pois assim como qualquer outra peça o mancal também apresenta problemas ao decorrer do tempo, conforme vai se desgastando.

No site do Jocan você pode encontrar essa peça e seus complementos em seus mais variados tipos e modelos, temos bucha do mancal, tampa, kit de embuchamento, mancal do eixo, entre muitas outras, clique aqui e conheça. Usando o mancal da Jocan você garante o bom funcionamento do seu veículo por muito mais tempo, por se tratar de uma peça de alta qualidade e durabilidade.

Garanta a longevidade do seu caminhão com as peças da Jocan: reposição confiável para um desempenho excelente

Agora que você já conheceu os principais componentes de um caminhão e a sua importância para o bom funcionamento dele, se estiver precisando fazer a manutenção de qualquer parte do seu veículo ou perceber que suas peças já estão gastas, sempre faça a reposição com as peças da Jocan. Não use peças de qualidade duvidosa, evite problemas.

Em nosso estoque contamos com uma variedade enorme de peças para qualquer parte do seu caminhão, principalmente para os componentes principais citados neste artigo.

Conheça a Jocan Metalúrgica, líder em peças de caminhão!

Com mais de 48 anos de experiência no mercado, a Jocan Metalúrgica possui mais de 500 peças catalogadas de diversas marcas e fabricantes de caminhões. E vai além ao fabricar peças exclusivas sob demanda, com agilidade e eficiência.  

O Atendimento Jocan

Nosso atendimento é próximo e humanizado, com foco nas necessidades do cliente. Contate-nos através dos nossos canais de atendimento. Venha com a Jocan!
Fale com nossos vendedores para saber mais: (14) 3624.7900.
Por mais textos informativos como este, acompanhe nosso site!

Para mais informações e notícias, acesse nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Telefone: (14) 3624-7900 ou nos contate pelo WhatsApp.

Fique por dentro

Download

Manual do Engate

Catálogo Jocan

Preencha e faça o download

Precisa de ajuda?