logo-nova
Pesquisar
Close this search box.

7 dicas para a manutenção preventiva do caminhão 

Saiba o que é e como realizar os cuidados da Manutenção preventiva do caminhão

No Brasil, a manutenção preventiva do caminhão não é um hábito praticado por muitos, entretanto, com ela é possível evitar gastos maiores e o mais importante: pode evitar acidentes e paradas súbitas, que colocam a sua segurança e a da carga em risco.

Preparamos aqui algumas dicas para ajudar você a entender o que é como realizar esse cuidado.

Navegue pelo conteúdo

manutenção preventiva

Afinal, o que é manutenção preventiva?

Entende-se como manutenção preventiva os vários cuidados de monitoramento e controle nos principais sistemas do veículo que visam reduzir significantemente o risco de falhas e problemas no funcionamento do mesmo.

Abaixo, preparamos 7 dicas de pontos que requerem uma atenção regular para evitar surpresas:

Sistema de sinalização

As luzes de sinalização (freio, faróis, lanternas e outros) são muito importantes no trânsito, tanto para o próprio motorista como para os motoristas em volta.

A sujeira acumulada nas superfícies pode afetar a visibilidade das luzes por outros motoristas, por isso, mantenha sempre limpo, certificando-se que a visibilidade está boa.

Freios

Para garantir o bom funcionamento dos freios, é preciso cuidar e trocar as lonas e pastilhas de freio de acordo com a recomendação do fabricante. Outra dica é ficar de olho no manômetro de pressão no painel do caminhão para detectar qualquer alteração.

Suspensão

A suspensão do veículo engloba molas, suporte de molas, amortecedores e eixo tandem, ela é responsável por garantir conforto e que a carga dos caminhões não seja prejudicada por movimentos bruscos devido aos buracos e outras más condições do caminho.

Para o cuidado das peças, a dica é sempre seguir as orientações do fabricante. Atenção aos rangidos e estalos, esses barulhos podem indicar que é preciso uma checagem mais rigorosa.

Palhetas do limpador de para-brisas

Essa peça é deixada de lado por muitos, porém é sempre preciso estar pronto para as chuvas. Para isso, faça a troca a cada 6 meses ou quando notar desgaste nas palhetas.

Pneus

Fique atento à profundidade dos sulcos no pneu, se eles estiverem com menos que 1,6 mm de profundidade, momento em que é possível ver as borrachas que ficam entre os sulcos, está na hora de trocar para evitar acidentes. Aqui, vale seguir as orientações do fabricante sobre outros cuidados.

Óleo e Filtros

Sem segredos, o cuidado com óleo e filtros deve ser regular, sempre seguindo as recomendações dos fabricantes, pois pode variar de veículo a veículo. Procure sempre produtos de qualidade e não deixe de fazer a manutenção correta..

Sistema elétrico

Avalie regularmente o sistema elétrico com um profissional confiável e fique atento à oxidação dos cabos, da bateria e dos terminais.

Esses pequenos cuidados podem fazer toda a diferença no desempenho do veículo e durabilidade de cada peça, além de, claro, promover maior segurança.

Agora que você já sabe tudo sobre manutenção preventiva, te convidamos a conhecer o catálogo Jocan, que conta com mais de 500 peças produzidas com qualidade e segurança. Continue acessando nosso blog para mais informações e notícias. Também estamos nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Telefone: (11) 4306-0489 ou WhatsApp: (11) 97668-8140.

Fique por dentro

Download

Manual do Engate

Catálogo Jocan

Preencha e faça o download

Precisa de ajuda?